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A importância da Gestão Eletrônica de Documentos na Logística

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Por IMAM em 12 de setembro de 2024

No competitivo mundo da logística, onde a velocidade, a eficiência e o custo são fatores fundamentais, para o sucesso das operações, a gestão eletrônica de documentos (GED), simplifica o tratamento de grandes quantidades de papéis, revolucionando o processo, garantindo as empresas, o controle e a segurança das informações que sustentam toda a cadeia de logística e distribuição física.

O que é gestão de eletrônica de documentos?

A gestão eletrônica de documentos na logística, é um conjunto procedimentos que visam:

  • agilizar os processos de tratamento dos documentos,
  • digitalizar, e eliminar documento físicos;
  • armazenar;
  • organizar;
  • recuperar;
  • monitorar;
  • e compartilhar informações críticas

Englobando desde a criação e edição dos documentos, sua guarda e descarte final, sempre em conformidade com as leis e normas em vigor.

Entre os principais pontos a serem destacados na gestão de documentos temos:

1. Melhoria da produtividade

Ao automatizar processos repetitivos envolvendo documentos, minimizando o esforço manual, além de reduzir tempo gasto com manuseio de papéis.

Essa abordagem permite que os funcionários se concentrem em tarefas mais importantes, reduzindo custos operacionais, além de facilitar a tomada de decisões aumentando a produtividade

2. Atendimento aos requisitos e conformidades legais.

Garante a o cumprimento de leis e normas fiscais, trabalhistas e de segurança, evitando multas e sanções.

3. Melhora na segurança da informação e dados.

Na logística, onde informações confidenciais são constantemente trocadas, a segurança dos dados é de extrema importância. Os sistemas GED oferecem recursos de segurança aprimorados, com controles de acesso restrito e criptografia de documentos, garantindo que os dados permaneçam protegidos contra acessos não autorizados, fraudes e outros riscos.

Aderindo aos regulamentos legais e aos padrões ISO, a GED ajuda as empresas a evitar penalidades dispendiosas.

4. Redução de custos

Os sistemas GED otimizam processos, evitando:

* retrabalho;

* perda de tempo e recursos com busca de documentos;

* perda de documentos;

* atrasos nas operações;

* fornece acesso imediato a documentos;

* permitem que as empresas respondam a consultas de clientes de forma eficiente;

Além da redução do custo com armazenamento de documentos em papel que é caro e exige espaço dedicado, além de medidas de segurança e manutenção, as empresas podem reduzir custo com espaço de escritório, riscos, danos ou perdas de documentos e melhorar as capacidades de recuperação em caso de desastres.

5. Visibilidade e rastreabilidade.

Permite acompanhar o status de remessas, pedidos e outras operações logísticas em tempo real, facilitando a tomada de decisões e a resolução de problemas.

6. Gestão de Riscos

Reduz a probabilidade de erros e falhas nos processos operacionais, reduzindo riscos para empresa.

Desafios da Gestão de Documentos na Logística

Apesar dos benefícios, a gestão de documentos na logística, apresenta alguns desafios.

1. Mudanças frequentes na Lei

Leis, normas e regulamentações exigem atualização constante dos processos de gestão de documentos.

2. Grande volume de documentos

A cadeia logística, gera um grande volume de documentos, exigindo organização e controle eficientes.

3. Falta de padronização

A falta de padronização nos formatos e processos de documentação exigem soluções flexíveis de armazenamento e recuperação das informações.

4. Integração com outros sistemas

A gestão de documentos precisa se integrar com outros sistemas como TMS, e WMS, para garantir  a fluidez das informações.

5. Segurança da informação

A proteção contra acessos não autorizados, fraudes e perdas de dados é um desafio constante.

Conclusão

No ambiente competitivo da logística, a gestão eletrônica de documentos é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer operação logística. Ao investir em soluções e ferramentas adequadas, as empresas simplificam o tratamento dos documentos, melhorando o processo e fluxo de trabalho, segurança dos dados, reduzindo os custos de armazenamento, permitindo dar visibilidade ao cliente em tempo real para acompanhar o processo, facilitando o tracking dos documentos e facilitando a tomada de decisões quando necessário.

A gestão eletrônica de documentos é um processo contínuo que deve ser constantemente revisado e aprimorado.

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