Em entrevista especial para a INTRA-LOG, Ricardo Santos, gerente comercial da ULMA Handling Systems Brasil & LATAM, detalha como a empresa combina tecnologia, pessoas e visão de futuro para elevar o padrão da intralogística
Com quatro décadas de atuação global e mais de 400 clientes atendidos, a ULMA Handling Systems aposta em um ecossistema intralogístico único, que conecta robôs móveis, transelevadores, miniloads, shuttles e sorters em perfeita sincronia. Na INTRA-LOG, a companhia reforça esse conceito e apresenta seus robôs de escalada, solução de armazenagem e recuperação automática que amplia em até cinco vezes a capacidade de estocagem.
Para aprofundar esses temas, Ricardo Santos, gerente comercial da ULMA Handling Systems Brasil & LATAM, aborda, em entrevista exclusiva à INTRA-LOG, desde os ganhos práticos da nova tecnologia até a relevância do Brasil no plano global da empresa.
Além do estande, a ULMA Handling Systems marcará presença na Intra-LOG com uma palestra no Hub de Inocações. “Indústria 5.0: como a robótica móvel e a automação inteligente estão redefinindo o futuro dos armazéns” é o tema da apresentação, que acontecerá no dia 24 de setembro, a partir das 16h40.
INTRA-LOG: A ULMA fala em um único ecossistema intralogístico. De que maneira a integração de robôs móveis, transelevadores, miniloads, shuttles e sorters muda o nível de eficiência dos armazéns?
Santos: Para ser eficiente, a automação intralogística precisa ir além de adicionar robôs ou equipamentos a um sistema: é fundamental garantir a sintonia ideal para que tudo funcione junto em perfeita harmonia, o que evita qualquer gargalo e assegura a otimização de cada aspecto da operação. Na ULMA, conseguimos isso com nossa suíte U-MIND, um conjunto de soluções de software que integra tecnologia de vanguarda combinada com funcionalidades na nuvem, considerando dados sobre a operação e o ciclo de vida da instalação. Além disso, uma integração bem-feita garante flexibilidade para adaptar e expandir os sistemas de automação conforme a demanda cresce. Outra vantagem de contar com um integrador é o suporte contínuo, do planejamento à implementação e manutenção, acompanhando a empresa durante todo o processo de automação intralogística, garantindo que o armazém opere 100% em todos os momentos.
INTRA-LOG: Os novos robôs de escalada chamam atenção por atuar em todos os níveis do armazém. Quais ganhos práticos eles trazem para as empresas?
Santos: Os robôs de escalada são um sistema de armazenagem e recuperação automática (AS/RS) acessível, flexível e escalável, de implementação fácil e rápida. São uma solução inovadora ideal tanto para armazéns que planejam começar a otimizar seus processos, quanto para os que planejam complementar a automação. Os robôs de escalada e demais soluções da ULMA Handling Systems proporcionam uma série de vantagens, como: alta densidade, aumentando em até cinco vezes a capacidade de armazenamento; eficiência e produtividade; redução dos custos operacionais; gestão de estoque otimizada, com atualizações em tempo real; flexibilidade e escalabilidade.
INTRA-LOG: Como o conceito de Indústria 5.0 se conecta ao planejamento estratégico da ULMA e à visão de futuro para os próximos anos?
Santos: O conceito de Indústria 5.0 é tecnologia e pessoas lado a lado para fazer mais. Isso tem total sinergia com o nosso propósito ao longo de quatro décadas e vai continuar norteando nossa visão de futuro. Ferramentas como Inteligência Artificial e robótica colaborativa permitem que pessoas e robôs trabalhem juntos, aumentando a competitividade dos negócios, com operações mais eficientes, flexíveis, adaptáveis, produtivas e seguras, com os colaboradores livres de riscos ergonômicos e dedicados a funções mais estratégicas e de maior valor agregado.
INTRA-LOG: Que avanços em automação e robótica você acredita que vão transformar o setor de intralogística na próxima década?
Santos: A robótica móvel tem trazido grandes inovações com alta confiabilidade. A tendência é que esse movimento continue nos próximos anos, com soluções cada vez mais eficientes e robustas. Mas a maior transformação nos próximos anos deve ser a do mercado como um todo. Com o avanço tecnológico acelerado e as novas demandas dos consumidores e negócios, a automação dos processos intralogísticos tem deixado de ser um diferencial para ser uma necessidade imperativa em empresas de todos os setores, seja com as novidades ou com soluções amplamente reconhecidas, como os transelevadores, sorters, STVs, sistemas de paletização e despaletização, entre outros.
INTRA-LOG: Qual é a importância do Brasil para a estratégia global da ULMA?
Santos: O Brasil é a principal economia da América Latina, com demanda crescente por soluções de automação de armazéns. Portanto, um país extremamente estratégico para os planos de expansão da ULMA.