Soluções integradas reforçam proteção em docas, controle de acesso e eficiência nas operações logísticas
Com mais de quatro anos de atuação em soluções técnicas para segurança em docas e separação de áreas, a MarcampTec marca presença na INTRA-LOG como representante e distribuidora exclusiva no Brasil da Rite-Hite, líder mundial em equipamentos de docas, e da Cornell, referência em portas corta-fogo.
A empresa atua também na manutenção especializada de equipamentos de docas, oferecendo planos programados que combinam manutenção preventiva e corretiva de acordo com a necessidade de cada operação. Os serviços incluem fornecimento de peças, automação de portas e niveladoras, intertravamentos, reformas e atendimentos pontuais, sempre com equipes próprias, técnicos de segurança e profissionais com ART, garantindo qualidade técnica e conformidade em todas as intervenções.
Entre as novidades levadas à feira, a MarcampTec apresenta o VBR 8000, solução intermediária para travamento automático de veículos em docas, oferecendo segurança para caminhões leves e rapidez de acionamento. Outro destaque é o abrigo de docas com cabeceira inflável, equipado com insufladores que podem ser acionados manualmente ou de forma automática, com ganhos de vedação no teto dos furgões e baús, propiciando mais flexibilidade de altura. Complementa as inovações a caixa de comando com tela touch screen.
De acordo com Antonio Carlos Silvestre Junior, diretor da MarcampTec, as operações de docas no Brasil envolvem diversos riscos. Entre os mais comuns, cita a interação de pessoas da operação no pátio e na traseira dos caminhões para ajudar os motoristas no posicionamento; a permanência de operadores na borda das docas, colocando a cabeça ou o corpo para fora do vão da porta ou do abrigo; a saída prematura do veículo de carga sem a devida liberação, enquanto pessoas e empilhadeiras continuam dentro do caminhão; o deslocamento do veículo para frente durante a movimentação de entrada e saída de mercadorias; e a queda de empilhadeiras no pátio quando a porta da doca está aberta sem que haja caminhão acoplado.
Em todos esses casos, ele alerta que podem ocorrer desde danos materiais até lesões graves e, em situações extremas, mortes. “Para mitigar esses riscos, oferecemos soluções que vão de equipamentos de retenção de veículos, barreiras e abrigos de docas com sistema de pressão a iluminação, sensores e câmeras. Esses recursos podem ser integrados para que cada equipamento seja acionado apenas após o anterior, reduzindo ao máximo as chances de falhas operacionais”, ressalta.
Sobre as perspectivas, Silvestre Junior avalia que são positivas, impulsionadas por cenários econômicos favoráveis. Ele cita fatores como níveis de exportação, balança comercial em equilíbrio, variação cambial controlada, inflação sob controle e baixa taxa de desemprego, além de investimentos globais e brasileiros no país. “Com base nesse panorama, a MarcampTec projeta crescimento com solidez financeira, responsabilidade social e fiscal, por meio de relacionamentos pautados pela idoneidade com parceiros, fornecedores e colaboradores”, finaliza.