O Ergopac, é um equipamento alemão e púnico no mercado nacional, com foco na preservação da saúde, da produtividade e a qualidade do trabalho de operadores
Uma das tônicas da INTRA-LOG Expo Sout America tem sido a inovação, com ou sem tecnologia. E a maioria dos expositores, trouxeram para esta edição ações inovadoras buscando maior produtividade, lucratividade e, até mesmo, saúde dos funcionários.
A CD Embalagens, especializada em arqueadoras, não foge desta lista e lançou durante o evento o seu novo equipamento, o Ergopac, único no mercado brasileiro, me parceria com a empresa alemã, de mesmo nome.
“Esse novo equipamento que está sendo lançado aqui no Brasil tem diversos benefícios para os colaboradores e para as empresas, que já têm uma visão da importância da pessoa no processo produtivo. Hoje, não se pode mais pensar em empresa, sem pensar nas pessoas que compõem esse corpo de colaboradores. Então, é preciso ter um foco em cuidar, preservar a saúde, a produtividade e a qualidade do trabalho dos operadores, que já estão treinados e capacitados, gerando transtornos maiores, caso a empresa tenha problemas de lesão e de afastamento.”, afirma Álvaro Silva, gerente de vendas da CD embalagens.
O executivo, salienta, ainda, que, além disso, os negócios ganham ainda mais quando falamos em ergonomia, na redução do afastamento de funcionários, de problemas e doenças de trabalho e de produtividade.
“Sem usar as arqueadoras ergonômicas, as empresas precisam, normalmente, de duas pessoas, que irão ajoelhar e levantar no chão, fazendo grande esforço. No caso do equipamento do Ergopac, por exemplo, esse trabalho é feito por um único operador, em uma posição perfeita e saudável, sem nenhum esforço ou movimento repetitivo”, reforça Álvaro.
Ele comentou que o custo de investimento depende muito do porte e da necessidade de produção da empresa, mas que os aportes iniciais do processo de automatização, inicia a partir de R$ 100 mil.
“Mas este investimento pode ser maior, dependendo do que a empresa precisa, seja por tipo de arqueação, qual tipo de produto, o destino, o tempo que mercadoria permanecerá armazenada, entre outros”, complementa.