09 a 11 de SETEMBRO de 2025

PAVILHÃO AMARELO
EXPO CENTER NORTE - SP

Locação de equipamentos é alternativa para redução de custos na intralogística

Compartilhe

Fábio Pedrão, CEO da Retrak, comentou sobre os diversos benefícios da locação de máquinas, ao invés da compra

Durante a INTRA-LOG Expo South America, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 3 e 5 de setembro, o diretor-executivo da Retrak, Fábio Pedrão falou sobre os benefícios e principais vantagens da locação de equipamentos paras as operações intralogísticas.

“Entre todos os benefícios, o primeiro, é o cliente não precisar dispor de capital para comprar o equipamento. Se ele comprar um equipamento inadequado para a sua operação, ele poderá ter que investir em um novo em um curto espaço de tempo. Com a locação, esse risco é minimizado, além da garantia de manutenção que passa a ser nossa responsabilidade, e executada por um profissional preparado. Outro ponto fundamental é a garantia de disponibilidade de equipamentos: a Retrak garante 95% de disponibilidade de equipamento para operação em caso de ocorrências”.

“A grande vantagem da locação é aproveitar o capital da empresa para sua área de produção. Vamos supor que você compre uma empilhadeira por meio de um leasing, que gira em torno de 1,2% a 1,3%. O custo de manutenção, aumenta conforme a idade da máquina, então, no primeiro ano é estimado meio por cento do valor da máquina como custo de manutenção; para o segundo ano, 1%; e para o terceiro ano, 1,5%. Isso já vai dar 1% do valor do investimento ao mês, na média, em manutenção. Se você somar isso, a depreciação da máquina, mais custo de financiamento, já são quase 4% do valor investimento. Com a locação, este percentual é bem menor”, orienta.

A Retrak, que levou 12 modelos de equipamentos para a INTRA-LOG Expo, investiu desde janeiro cerca de R$ 15 milhões em sua frota e novos negócios e conquistou um excelente crescimento em números de máquinas alugadas. Em 2023, a empresa locou aproximadamente 700 equipamentos; já para este ano, a previsão é de incremento na frota entre 900 e mil máquinas.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Leia também