A Invent participa da INTRA-LOG Expo com dois robôs, que compõe soluções de automação para a indústria intralogística
Durante todos os dias da INTRA-LOG Expo South America, que acontece entre os dias 3 e 5 de setembro, no Expo Center Norte, os visitantes se deparam com um robô, com uma prateleira acoplada, andando pelos corredores do pavilhão, distribuindo materiais e panfletos da Invent, uma das expositoras do evento.
Augusto Ghiraldello, cofundador e VP executivo da Invent, explicou qual é o papel essencial da empresa no mercado de intralogística.
“O nosso papel é democratizar a automação, seja ela qual for. Nós fazemos, para o mercado, projeto sob medida. Muita gente confunde a automação com esteira, com o transportador, mas não é isso. A automação é a melhoria de processos, independente se tem estera, ou não. O importante neste processo é ter tecnologia e inovação”.
Ela salientou que a automação nos processos é fazer algo automática, com retorno de investimento e a Invent possibilita que as empresas apliquem a tecnologia com baixo investimento.
A tecnologia é aplicada em todos os projetos da Invent, que são parte da composição de um escopo dentro da necessidade dos clientes.
“Quando a gente fala de produto, já pensamos no produto de prateleira, quando você chega escolhe uma solução que está ali e tenta inserir em sua operação. E isso é muito difícil de fazer funcionar, já que se a empresa mudar a sua intralogística, não conseguirá aplicar aquele produto. Já um sistema é diferente. Projetamos em diversas variáveis, como mudou o cliente, o tamanho da caixa, o peso, etc, tudo isso é adaptável com automação”, explica Augusto, que enfatiza o uso de simulador para mostrar e exemplificar para o que cliente o que mudará e como funcionará.
Entre todos os processos viáveis, o uso de robôs pela Invent é frequente, como o equipamento que está sendo apresentado na INTRA-LOG Expo: um robô, com esteira que pode ser utilizada na movimentação de cargas.
“Esse robô que estamos mostrando aqui na feira, por exemplo, é igual àquele da Amazon, que traz a prateleira para o operador pegar os produtos e colocar no pedido do cliente, formando a caixa do cliente. Nesse conceito, o armazém inteiro não tem corredor, já que o robô leva a prateleira no estoque e condensa isso no espaço, reduzindo a área de estoque”, finaliza o executivo da Invent.