Ir para o conteúdo

23 a 25 de SETEMBRO de 2025

PAVILHÃO AMARELO
EXPO CENTER NORTE - SP

Quero Expor
Linkedin Instagram Youtube
  • A INTRA-LOG
    • Sobre a Feira
    • Parceiros
    • Organizadores
    • Intra-Log Talks
    • Galeria de Fotos
  • Quem Expõe
    • Quero Expor
    • Lista de Expositores
    • Por que participar?
    • Depoimentos
    • Planta da feira
    • Midia Kit
    • Contato Comercial
  • Quem Visita
    • Credenciamento
    • Visite a INTRA-LOG
  • O Fórum INTRA-LOG
    • Sobre o Fórum
  • Atrações
    • Hub de Inovações
    • Arena Tech
    • Label & Pack Expo
  • Blog
    • Artigos
    • Press Releases
  • Showroom
  • A INTRA-LOG
    • Sobre a Feira
    • Parceiros
    • Organizadores
    • Intra-Log Talks
    • Galeria de Fotos
  • Quem Expõe
    • Quero Expor
    • Lista de Expositores
    • Por que participar?
    • Depoimentos
    • Planta da feira
    • Midia Kit
    • Contato Comercial
  • Quem Visita
    • Credenciamento
    • Visite a INTRA-LOG
  • O Fórum INTRA-LOG
    • Sobre o Fórum
  • Atrações
    • Hub de Inovações
    • Arena Tech
    • Label & Pack Expo
  • Blog
    • Artigos
    • Press Releases
  • Showroom
QUERO EXPOR

Uma imersão além dos “Milagres Econômicos”

Compartilhe

Por IMAM em 9 de julho de 2024

 

Como uma nação arrasada física e moralmente após a 2ª Guerra Mundial, reergueu-se superando várias crises econômicas que assolaram o mundo nestes quase 80 anos, e tornou-se referência em gestão competitiva, inovando com melhorias de ruptura (“Kaikaku”) e contínuas (“Kaizens”)?

É isto que os membros da 48ª Missão do IMAM ao Japão, verão entre os dias 6 e 12 de outubro, dentro das empresas a serem visitadas nas cidades de Osaka, Kyoto, Nagoya e Tokyo.

Há 40 anos, os fundadores do Grupo IMAM, Reinaldo A. Moura e José Mauricio Banzato, realizaram a 1ª. viagem de Estudos da Qualidade e Produtividade, onde foram aprimorar os conhecimentos teóricos e ver na prática o sucesso que as técnicas japonesas estavam provocando no ocidente, principalmente na América do Norte, que adaptou este modelo de gestão com o título de “Lean” (enxuto) para muitos e até “secos” para outros!

Como a Missão está na 48ª edição e o Grupo IMAM possui 44 anos desde sua fundação?

Durante a década de 1990, houve anos em que duas Missões foram realizadas (uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre), tamanha era a demanda por ver e entender o que havia de “milagre” por trás das lendas (uma delas era que uma montadora japonesa terminava de montar os carros no navio, pois ganhava-se tempo na linha de montagem e o marinheiros não ficavam ociosos durante a viagem entre Yokohama e São Francisco),  e dos mitos e das  “estórias” que se contavam aqui no Brasil e em outras partes do mundo.

Nesta década, os fundadores do Grupo IMAM, escreveram o livro “Lições das Missões ao Japão”, relatando o que viram nas empresas visitadas e o depoimento de alguns dos participantes.

A Missão é repleta de atividades, com visitas a duas empresas por dia, ao longo de uma semana, e o deslocamento ao final do dia entre as cidades, numa logística muito bem planejada, incluindo traslado com o trem bala (shinkansen), afirma Reinaldo A. Moura. Além disso, é acompanhada por um intérprete, Jorge Ninomiya, que já estudou e trabalhou no Japão e acompanhou mais de 50 delegações para a tradução consecutiva de todas as atividades. Conta também com uma guia cultural, que entre os deslocamentos conta detalhes e curiosidades, sobre os costumes e tradições, como em Kyoto e outros localidades.

Os membros, além da oportunidade de networking entre si, fazem um verdadeiro benchmarking de suas operações e então entendem por que estas técnicas de engenharia industrial desenvolvidas no ocidente deram certo no Japão, principalmente considerando a escassez de recursos, entre eles a falta de espaço (daí o porquê de visitarmos empresas com armazéns autoportantes de cerca de 50 metros de altura), além da vasta gama de automação, robótica, humanóides, etc. A inteligência da automação é utilizada no Japão para evitar os esforços repetitivos, pesados e insalubres, deslocando as pessoas para as funções mais nobres, que agregam valor e fazem a diferença.

Reinaldo A. Moura, pioneiro no treinamento das técnicas japonesas no Brasil nos anos 1980, entre elas o sistema kanban (é também autor do livro: “Kanban, a simplicidade do controle da produção”), sistema de troca rápida de modelos de produção (SMED em inglês), células de manufatura, etc., destaca que tudo é como um efeito dominó, uma ferramenta desencadeia a próxima e assim sucessivamente. Daí a necessidade de ver “in loco” a verdadeira busca da eliminação contínua de perdas (ou desperdícios), que nada agregam de valor ao cliente.

Certa vez, Reinaldo perguntou a um gerente de uma empresa de autopeças (atualmente aposentado e orientador das Missões do IMAM): “Por que os gerentes daquela empresa faziam questão de mostrar tudo a nós e até nos deixaram fotografar?”, ele respondeu: “Assim que vocês deixavam a empresa, os diretores reuniam-se com os gerentes e diziam: “Viram como eles perguntaram sobre tudo? Fotografaram nossos controles visuais (“andon” em japonês) e saibam que eles voltarão nos próximos anos, e o líder deles, vem a cada 2 anos trazendo outros membros, e irá querer mostrar que alguma coisa mudou, portanto, voltem a seus postos de trabalho e mudem o “status quo””.

Assim é, nem a tradição é sagrada no Japão! Kaizen, é um modo de vida com pensamento em continua “insatisfação” com o padrão atual. Você pode e deve escrever procedimentos, padronizar, etc., mas esteja atento às mudanças. Crie, recrie, e não se acomode, e preparem-se para enfrentar os concorrentes.

O Japão enfrentou no passado os tigres asiáticos (Coreia, Singapura, Taiwan) e hoje enfrenta os chineses, a um passo da terra do sol nascente, onde possuem fábricas e milhares de oportunidades para exportar qualquer coisa.

A Missão do IMAM ao Japão, encerra-se na semana anterior à 2ª fase da feira de Cantão, uma exposição mundial, subdividida em 3 fases, sendo cada uma de 5 dias, pois é impossível você visitar tudo de uma só vez! E quer começar a entender mais: Visite o Festival do Japão que acontecerá no São Paulo Expo nos dias 12 a 14 de julho. Sayonara

Inscreva-se em nossa Newsletter

AnteriorAnteriosRecebimento de Materiais em Pequenase Médias Empresas
PróximoProcurement: O Que É, Etapas, Para Que Serve E BenefíciosPróximo

Leia também

First INTRA-LOG Expo South America welcomes more than 4,600 visitors and exceeds business expectations

The only international exhibition dedicated 100% to Intralogistics and Automation in Latin America, which took place between September 3 and 5 in São Paulo, highlighted

Primeira INTRA-LOG Expo South America recebe mais de 4.600 visitantes e supera expectativas de negócios

Único evento dedicado 100% à Intralogística e Automação da América Latina, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro em São Paulo, evidenciou

Operação autônoma, sem intervenção humana, destaque da Macromaq

A empresa, que atua em diversos nichos da intralogística, trouxe para a INTRA-LOG Expo veículos AGV Inovação e tecnologia são os temas de tendência no

PAVILHÃO AMARELO
EXPO CENTER NORTE - SP

23 a 25 de SETEMBRO de 2025

credenciamento

Feira e Fórum Internacional de Intralogística e Automação

Linkedin Instagram Youtube

PRÓXIMA EDIÇÃO

23 - 25 Setembro / 2025

São Paulo / Brasil

Expo Center Norte | Pavilhão Amarelo

CONTATO

info@interlinkexhibitions.com

+55 (11) 95185-6273

NEWSLETTER

Cadastre seu melhor email para receber mensalmente as nossas newsletters:

© Copyright 2023 – todos os direitos reservados INTRA-LOG

SAIBA MAIS

Cadastre seu melhor email para receber mensalmente as nossas newsletters: