23 a 25 de SETEMBRO de 2025

PAVILHÃO AMARELO
EXPO CENTER NORTE - SP

Verticalização é a opção para otimizar espaços e expandir a operação

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Segundo Vanessa Saviano, da Isma, entre os diversos benefícios de verticalizar a operação está a redução de custos

Um dos principais temas tratados pelas empresas de soluções de armazenagem na INTRA-LOG Expo South America foi a verticalização da armazenagem, na qual é possível aumentar a capacidade dos CDs para cima, ampliando consideravelmente a operação.

Vanessa Saviano, supervisora de marketing da Isma, empresa especializada em soluções para armazenagem, que tem há mais de 30 anos a verticalização como seu carro-chefe, durante o evento apontou os principais benefícios de adotar esta solução.

“Em São Paulo, por exemplo, a questão dos espaços já é uma preocupação de muitos anos. Até para casas, que são áreas menores, nós vemos esta verticalização, se pensarmos em um CD ou galpão, que possuem áreas de metro quadrado muito maior, isso se torna ainda mais importante, para ter melhor aproveitamento, também, porque, até o momento, nós somente pagamos por metro quadrado horizontal e não vertical”, exemplifica.

Ela ressaltou que uma metragem vertical, ainda hoje, possui menor custo, se comparado ao custo de uma metragem horizontal. Se você construir um prédio de três andares, você terá 30 m² pelo custo de 10 m². Refletindo isso nos negócios, nós precisamos ter um processo cada vez mais enxuto, para conseguir ter um preço competitivo lá na frente. E se a gente faz um investimento para conseguir otimizar esse espaço, no custo final, isso é viável e positivo”.

Vanessa diz entender que este processo de verticalização já acontece há muito tempo, porém, vem crescendo nos últimos anos, já que cada vez mais a falta espaço é maior.

“Espaço e o seu curto é algo a ser considerado no negócio. Se as empresas começarem, por exemplo, a ampliar horizontalmente, ela terá que repassar os custos para os clientes finais, com isso, perdendo a competitividade. Investir em um projeto de verticalização permite otimizar e diminuir os custos fixos, permitindo que os negócios possam oferecer propostas aderentes ao mercado”, declara Vanessa.

Por fim, a supervisora de marketing da Isma, comentou sobre os planos da empresa até o final de 2025.

“Estamos com metas bem audaciosas. Nossa previsão é duplicar o faturamento de 2023. No ano passado, construímos uma nova fábrica, focada no porta-paletes, a principal solução da Isma e a principal solução do mercado, porque, por mais que exista uma demanda crescente por automação, não são todos os clientes que hoje têm condições de investir em projetos com automação. Por isso, ainda há muita demanda por estruturas estáticas e nós, entendendo esse anseio do mercado, construímos essa fábrica e para aumentar a produtividade, diminuir o prazo de entrega e duplicar o nosso faturamento até o final do próximo ano”, finalizou.

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