Diretor da TVH comenta que o setor, agora mais profissional, atrai a atenção de grandes players de mercado
Não só de estruturas de armazenagem e sistemas tecnológicos vive a intralogística. Existem diversos equipamentos e máquinas que fazem parte de grande segmento e que são tão importantes no dia a dia das operações das empresas.
Além de também serem alvo da redução de custos, estas máquinas, próprias ou não, precisam receber a manutenção adequada e, muitas vezes, precisam de peça para conserto.
E isso foi o que vimos durante a INTRA-LOG Expo South America, que contou com a TVH, como expositora. Uma empresa belga, com 55 anos de mercado e há 24 anos atuando no Brasil, com presença em mais de 85 países e mais de mil itens em estoque globalmente, que oferece peças de reposição para equipamentos.
Especificamente, a TVH atende apenas no B2B, tendo como foco revendedores e locadores de equipamentos, que atuam com empilhadeiras, plataformas, paleteiras, entre outros.
Apesar deste serviço não ser novo, passou a ganhar mais visibilidade nos últimos anos, como explicou o diretor-geral da TVH, Marco Augusto.
“Esse mercado, por muito tempo, lançava entre 5 mil e 10 mil novas máquinas por ano. Mas, há cerca de quatro anos, chegamos na marca de 30 mil a 35 mil equipamentos anualmente. Isso chamou a atenção de investidores externos, fazendo o mercado se profissionalizar mais e trouxe empresas globais que começaram a investir mais nesse mercado, adquirindo a participação, em sua totalidade ou em grande parte, de locadoras de equipamento”.
O executivo ressaltou que este processo uma estrutura mais corporativa para o mercado, que foi em busca de mais e novos recursos, não só olhando para o preço menor, mas, também, agregando valor para o serviço.
Um ponto essencial da reposição de peças visando o mercado B2B, está, justamente, no processo de locação das máquinas pelos clientes finais, como CDs e galpões, que passaram a utilizar mais serviço de locação de equipamentos como uma forma de reduzir custos e sem precisar gerenciar a manutenção, feita por empresas locadoras especializadas.
Desta forma, a TVH vem crescendo exponencialmente, oferecendo um serviço com grande demanda no mercado.
“Atuamos em diversas indústrias, mas na intralogística, com equipamentos de movimentação de materiais, estamos crescendo cerca de 12% ao ano”, finaliza Marco.